35 thoughts on “Spring Boot Microservices 01 – Setup Inicial

  1. Primeiramente quero agradecer o conteúdo ótimo e gratuíto.
    Mas é o seguinte, quando voce começa a utilizar o Docker, já vai direto com o comando $docker-compose -f stack.yml up, mas não explica nada sobre o mesmo e como criar. Pesquisando aqui em vários sites sobre o Docker, ví que mudam algumas nomenclaturas do arquivo, como por exemplo tem gente que usa docker-compose.yml, mas mesmo assim ainda recebo o erro: >>ERROR: Couldn't connect to Docker daemon at http+docker://localhost – is it running?

    If it's at a non-standard location, specify the URL with the DOCKER_HOST environment variable.

    Tudo bem, no começo do curso disse que nao era pra postar erros, mas esse em especial depois de muito pesquisar ainda nao cheguei a uma solução, já tenho o docker instalado certinho, o docker compose mas nao consigo subir o bendito mysql com esse esquema que mostra. Alguem poderia dar uma dica ou uma solução pra eu poder continuar na minha jornada? 🙂

    Agradeço desde já a atenção.

  2. Rapaz, apanhei um pouco aqui com o Intellij que não estava reconhecendo alguns trechos do lombok, mas nada que alguns minutos pesquisando e "voa-la" sucesso! Parabéns pelas abordagens William, principalmente com o Docker… vejo muitos cursos que não falam dele e que hoje é requisito em diversas empresas.

  3. Boa noite, estou com problemas ao executar o docker compose -f stack.yml up, ele me retorna este erro:
    services.db.ports is invalid: Invalid port "3306: 3306", should be [[remote_ip:]remote_port[-remote_port]:]port[/protocol]

    Se alguém puder me ajudar por favor:

    version: '3.1'

    services:

    db:

    image: mysql

    command: –default-authentication-plugin=mysql_native_password

    ports:

    – "3306: 3306"

    environment:

    MYSQL_USER: root

    MYSQL_ROOT_PASSWORD: root

    volumes:

    – microservices_devdojo:/var/lib/mysql

    volumes:

    microservices_devdojo:

  4. Para quem tiver problema para usar o Docker, não precisa desistir do curso…, basta alterar o application.yml para as seguintes configurações:

    spring:

    application:

    name: course

    jpa:

    show-sql: false

    hibernate:

    ddl-auto: update

    properties:

    hibernate:

    dialect: org.hibernate.dialect.MySQL57Dialect

    jmx:

    enabled: false

    datasource:

    url: jdbc:mysql://localhost:3306/devdojo?createDatabaseIfNotExist=true&serverTimezone=UTC

    username: root

    password: devdojo.

    OBS: É necessário que o MYSQL esteja instalado na sua máquina.

  5. No datasource:
    url: ao inves de colocar localhost tem q colocar o ip q apareceu no docker, pelo menos o meu erro tava sendo isso.

  6. Pessoal alguém passou por essa situação? Não cria a tabela e mostra essa mensagem de erro abaixo. Já verifiquei todas as configurações e estão ok. Está usando o jdbc do h2!!?? Caused by: org.h2.jdbc.JdbcSQLSyntaxErrorException: Syntax error in SQL statement "CREATE TABLE COURSE (ID BIGINT NOT NULL AUTO_INCREMENT, TITLE VARCHAR(255) NOT NULL, PRIMARY KEY (ID)) ENGINE=[*]INNODB"; expected "identifier"; SQL statement:
    create table course (id bigint not null auto_increment, title varchar(255) not null, primary key (id)) engine=InnoDB [42001-200]

  7. Olá! William estou seguindo esta série de aulas, meu intuito é estar mais por dentro do microservices porque ouvir falar, ler sobre… porém ver na prática é bem diferente e então estou aqui no canal, também entendi que o lance aqui é pra rodar sem muitas explicações vc foi claro quanto a isto embora infelizmente sempre haverá alguém por exemplo como eu onde o java não é tão bom ( reconheço) para perguntar uma ou outra coisa, mais estou bem ciente mais se puder ajudar agradeço, e então cara eu nunca usei o lombok e estou usando java 8 e vc aos 14:00 faz a configuração para o @AutoWired, eu fui na documentação, pesquisei e mesmo colocando conforme mostra a documentação ( estou usando a Ide Eclipse ) o código apresenta o erro ele "reclama" do construtor com o "_" anderscore @RequiredArgsConstructor(onConstructor_={@Autowired}), se removo também num rola, tentei colocar da mesma forma que vc e também não, enfim coloquei da forma tradicional mais se alguém puder ajudar agradeço e já estou indo para a aula 2

  8. Para quem estiver com problemas no log do CourseService.java, por conta do Intellij não reconhecer o log do lombok, aqui está a solução: https://stackoverflow.com/a/42809311/7238350.

  9. É bom que ele não explica nada, ele vai fazendo e você que se vire pra entender as anotações e a arquitetura.

  10. Alguém poderia me ajudar meu projeto dessa aula não está gerando a partir da classe course a tabela no banco de dados

  11. William, seria possível utilizar o Redis para centralizar a session do usuário ao invés do jwt entre os microservices?

  12. Teoricamente se mudasse o banco, as configurações deveriam ser tão simples quanto, porém tem muita coisa rodando por baixo no exemplo. Estava tentando usar como base para um banco Postgres, mas está extremamente custoso configurar… uma pena, mas a aula é sim muito boa.

  13. to na dúvida , no minuto 13:42 é feita a injeção de dependência com as anotações do lombok. Colocar o repositório como final é uma questão de segurança?

  14. Consegui rodar o docker Mysql em uma porta diferente pois eu já tinha um Mysql instalado na minha máquina local na porta 3306. Então na configuração do stack.yml ficou 3307:3306. E rodou!

  15. Willian Obrigado por disponibilizar seu tempo para instruir a comunidade! Desejo mais sucesso e saúde pra ti e parabenizo pela qualidade do curso!! Tmjjjj

  16. Outro detalhe nas entidades, se caso queiram saber sobre as annotations do Lombok, indico este link
    https://medium.com/collabcode/projeto-lombok-escrevendo-menos-c%C3%B3digo-em-java-8fc87b379209

  17. Não sei o porque mas, algumas configurações do arquivo não funcionaram pra mim. Dei uma modificada pra isso aqui. (se for copiar, cuidado com os espaços)

    # Use root/example as user/password credentials
    version: '3.1'

    services:

    mysql-dev:
    image: mysql:8.0.15
    command: –default-authentication-plugin=mysql_native_password
    ports:
    – 3306:3306
    environment:
    MYSQL_USER: root
    MYSQL_ROOT_PASSWORD: devdojo

  18. @DevDojo tentei fazer os passos do primeiro vídeo e não conseguir conectar com o banco mySql, no caso não tenho o MySQL instalado. No seu vídeo você tem um client do MySQL instalado rodando?

  19. @DevDojo parabéns pelo conteúdo, excelente trabalho, parabéns. Sempre ouvi falar do projeto Lombok porém nunca o usei, e neste vídeo vê suas vantagens de utilização.
    Parabéns pelo propósito de compartilhar conhecimento através do seu canal. 🎉👏

  20. Bom, eu não sei se o seu propósito é falar apenas de microservico. Mas tenho a impressão que falta mais detalhes sobre o que vc está codando. As anotações e tals.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *